quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tópico: Profissões "FARMÁCIA"


9-Farmácia

É o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal; examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias.

Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública.


O mercado de trabalho


O farmacêutico é cada vez mais solicitado para atuar em frentes como o combate aos remédios falsificados e o cuidado com a qualidade dos medicamentos e dos alimentos. Além das indústrias, que abrem vagas principalmente para quem atua nas áreas de pesquisa e controle de qualidade, as distribuidoras de medicamentos têm se mostrado grandes empregadoras, pois precisam do profissional para acompanhar o transporte, o armazenamento e a distribuição de seus produtos. Nesses casos, as vagas se concentram mais no estado de São Paulo, mas há oportunidades ainda no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. As farmácias e as drogarias também são grandes empregadoras, já que a legislação obriga que esses estabelecimentos tenham um farmacêutico responsável. Nos últimos anos, hospitais e planos de saúde têm incluído o farmacêutico em suas equipes de home care, abrindo um novo campo de trabalho para o profissional, que tem sido procurado ainda por indústrias de medicamentos fitoterápicos para coordenar ou supervisionar a produção.


O curso


As matérias das áreas de biologia, física e química acompanham o aluno durante todo o curso. Nos três primeiros anos, você estuda química orgânica, inorgânica, analítica, parasitologia, microbiologia, imunologia e anatomia. Entre as disciplinas profissionalizantes estão fisiopatologia, toxicologia, análise e controle de qualidade, química farmacêutica, farmacologia, tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária. Algumas escolas oferecem graduação direta numa habilitação específica, como alimentos ou análises clínicas. O estágio é obrigatório. Duração média: cinco anos.
Outro nome: Ciên. Farm.


O que você pode fazer


Nenhum comentário:

Postar um comentário