Quadrado da Diferença
Fórmula: a² - 2.a.b + b²
Uso: Quando você encontra a situação: (a - b)²
Macete : Usar a fórmula acima
Quadrado da Soma
Fórmula : a² + 2.a.b + b²
Uso: Quando você encontra a situação: (a+b)²
Macete : Usar a fórmula acima
Cubo da Diferença
Fórmula: (a-b).(a²+a.b+b²)
Uso: Quando você encontrar a situação: a³ - b³
Macete: Usar a fórmula acima e prestar atenção nos sinais.
Cubo da Soma
Fórmula: (a+b) (a² - a.b + b²)
Uso: Quando você encontrar a situação: a³ + b³
Macete: Usar a fórmula acima e prestar atenção nos sinais.
domingo, 31 de outubro de 2010
Matemática: Macetes ( FONTE: VESTIBULAR 1)
Língua Estrangeira: Para interpretar o inglês, é preciso entender bem
A compreensão ou intelecção de textos envolve o ato de perceber, conceber, entender -enfim, compreender uma declaração, situação ou problema.
Além de conhecer ou ter noções sobre o assunto a que a passagem se refere, o leitor precisa ser capaz de detectar sutilezas de linguagem, tais como ironias, desdéns, trocadilhos, associações, referências, ambigüidades etc.
Por sua vez, a interpretação decorre, primeiramente, de um bom entendimento. Ela envolve o ato de deduzir, inferir, julgar -decifrar o teor de uma mensagem dentro de parâmetros precisos e convincentes.
Em resumo: o que é para compreender está explícito no texto (ou na imagem). O que é para interpretar está implícito. É o que está subjacente, nas entrelinhas. Há quem prefira abarcar os conceitos de compreensão e de interpretação sob a denominação de "apreensão".
Nos vestibulares, geralmente pede-se a compreensão por meio do seguinte enunciado: "De acordo com o texto..." Já as questões de interpretação, menos freqüentes, podem começar com "Infere-se do texto..."
Tomemos como exemplo de questão interpretativa a conhecida fábula de Esopo, "The Ant and the Grasshopper" ("A Cigarra e a Formiga") como o texto dado. (Em inglês, o nome do inseto é gafanhoto, e não cigarra). A questão seria: We may infer that the grasshopper is:
a) lazy; b) masochist; c) smart; d) careless.
Qual a opção correta? A cigarra não era preguiçosa (exercia seu ofício de cantora à exaustão), nem masoquista, nem esperta. Ela era, isto sim, imprevidente, descuidada; não pensava no futuro. Letra "d".
Além de conhecer ou ter noções sobre o assunto a que a passagem se refere, o leitor precisa ser capaz de detectar sutilezas de linguagem, tais como ironias, desdéns, trocadilhos, associações, referências, ambigüidades etc.
Por sua vez, a interpretação decorre, primeiramente, de um bom entendimento. Ela envolve o ato de deduzir, inferir, julgar -decifrar o teor de uma mensagem dentro de parâmetros precisos e convincentes.
Em resumo: o que é para compreender está explícito no texto (ou na imagem). O que é para interpretar está implícito. É o que está subjacente, nas entrelinhas. Há quem prefira abarcar os conceitos de compreensão e de interpretação sob a denominação de "apreensão".
Nos vestibulares, geralmente pede-se a compreensão por meio do seguinte enunciado: "De acordo com o texto..." Já as questões de interpretação, menos freqüentes, podem começar com "Infere-se do texto..."
Tomemos como exemplo de questão interpretativa a conhecida fábula de Esopo, "The Ant and the Grasshopper" ("A Cigarra e a Formiga") como o texto dado. (Em inglês, o nome do inseto é gafanhoto, e não cigarra). A questão seria: We may infer that the grasshopper is:
a) lazy; b) masochist; c) smart; d) careless.
Qual a opção correta? A cigarra não era preguiçosa (exercia seu ofício de cantora à exaustão), nem masoquista, nem esperta. Ela era, isto sim, imprevidente, descuidada; não pensava no futuro. Letra "d".
*Wilson Libetaro é professor do Anglo, mestre em lingüística aplicada ao ensino de línguas pela PUC/SP e autor de obras de inglês para os ensinos fundamental e médio (Editora FTD)
Química: Gases
1) Unidades
Pressão:
Volume:
Temperatura:
CNTP (condições normais de temperatura e pressão):
Em CNTP, um mol de gás ocupa, em gramas, 22,4 l
2) Transformações
3) Estudo dos gases
Transformação dos gases:
4) Mistura de gases
Por Carlos Alberto Campagner*
Em CNTP, um mol de gás ocupa, em gramas, 22,4 l
2) Transformações
3) Estudo dos gases
4) Mistura de gases
Física: Trabalho, potência e energia (1)
Energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho.
O trabalho de uma força é a sua componente, na direção do movimento, multiplicado pela distância percorrida.
força constante
O trabalho será positivo se a componente da força for no mesmo sentido do movimento e negativo se for no sentido contrário.
gráfico de uma força variável em função da distância
trabalho da força peso
trabalho da força elástica
Por Carlos Alberto Campagner*
1) Trabalho de uma força
O trabalho de uma força é a sua componente, na direção do movimento, multiplicado pela distância percorrida.
O trabalho será positivo se a componente da força for no mesmo sentido do movimento e negativo se for no sentido contrário.
2) Potência
3) Energia
Redação em Pauta: Abordagem do tema é principal problema dos textos
Thaís Nicoleti de Camargo
Um dos problemas observados na maioria dos textos enviados é a abordagem do tema. Fora proposto aos candidatos que analisassem a geração anterior à deles e os valores que transmitiram aos jovens de hoje.
Muitos se ativeram à constatação de que a família é o grande responsável pela formação dos jovens (e quase todos elogiaram os seus próprios pais, que lhes ensinaram a "distinguir o certo do errado" -os conceitos de certo e errado, entretanto, não foram discutidos).
Aos professores parece estar reservado um papel importantíssimo nesse processo. As condições em que atuam, todavia, fazem que muitos deles tenham pouco a oferecer. São vistos como vítimas de uma sociedade que os desvaloriza.
Os políticos são os eternos maus exemplos e pouco contribuem para a educação. Já os religiosos escaparam das críticas.
O que falta na maioria dos textos é a capacidade de abstrair as próprias vivências. O culto ao consumo e ao indivíduo, enfim, a aceitação do modelo de felicidade proposto pelo sistema capitalista -consumir, escolher a carreira segundo as exigências do mercado independentemente da realização pessoal- alia-se a uma religiosidade conservadora e desvinculada da realidade (ligada apenas à idéia da conquista de "paz de espírito" e, quando muito, à prática da caridade).
Não se vê nenhum convite à mobilização coletiva. A descrença na alternativa ao modelo vigente de sociedade perpassa os textos, que, em sua maioria, revelam uma geração que trocou o sonho coletivo pelo individual.
Um dos problemas observados na maioria dos textos enviados é a abordagem do tema. Fora proposto aos candidatos que analisassem a geração anterior à deles e os valores que transmitiram aos jovens de hoje.
Muitos se ativeram à constatação de que a família é o grande responsável pela formação dos jovens (e quase todos elogiaram os seus próprios pais, que lhes ensinaram a "distinguir o certo do errado" -os conceitos de certo e errado, entretanto, não foram discutidos).
Aos professores parece estar reservado um papel importantíssimo nesse processo. As condições em que atuam, todavia, fazem que muitos deles tenham pouco a oferecer. São vistos como vítimas de uma sociedade que os desvaloriza.
Os políticos são os eternos maus exemplos e pouco contribuem para a educação. Já os religiosos escaparam das críticas.
O que falta na maioria dos textos é a capacidade de abstrair as próprias vivências. O culto ao consumo e ao indivíduo, enfim, a aceitação do modelo de felicidade proposto pelo sistema capitalista -consumir, escolher a carreira segundo as exigências do mercado independentemente da realização pessoal- alia-se a uma religiosidade conservadora e desvinculada da realidade (ligada apenas à idéia da conquista de "paz de espírito" e, quando muito, à prática da caridade).
Não se vê nenhum convite à mobilização coletiva. A descrença na alternativa ao modelo vigente de sociedade perpassa os textos, que, em sua maioria, revelam uma geração que trocou o sonho coletivo pelo individual.
Biologia: Sistema endócrino Regulação e controle das funções do corpo
Tireoide, glândula do sistema endócrino humano |
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.
As glândulas endócrinas secretam oshormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens). Agora veremos um pouco sobre as funções e os hormônios secretados por cada uma delas.
As glândulas endócrinas secretam oshormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens). Agora veremos um pouco sobre as funções e os hormônios secretados por cada uma delas.
Pineal
Hipófise
A neuro-hipófise secreta principalmente dois hormônios: a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH). A ocitocina atua sobre o útero, promovendo as contrações do parto, e sobre as glândulas mamárias, estimulando a secreção do leite. O ADH controla o equilíbrio hídrico do organismo. Ele atua sobre os rins aumentando a reabsorção de líquidos.
A adeno-hipófise secreta diversos hormônios. Alguns deles são: a somatotrofina (GH), o hormônio folículo estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a prolactina e o hormônio tireotrófico (TSH).
A somatotrofina estimula a multiplicação celular e o desenvolvimento de tecidos. Consequentemente, o GH estimula o crescimento do corpo, sendo, por isso, conhecido também como "hormônio do crescimento".
Nas mulheres, o FSH atua sobre os ovários, promovendo o amadurecimento dos folículos e estimulando a liberação de estrogênio. Nos homens, o FSH atua sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona.
O LH estimula a ovulação nas mulheres e a produção de testosterona nos homens. A prolactina atua sobre as glândulas mamárias, estimulando a produção de leite após o parto. O TSH atua sobre a tireoide, outra glândula do sistema endócrino, regulando a sua atividade.
Tireoide
Tanto a falta quanto o excesso de hormônios tireoidianos provocam doenças. O primeiro caso é conhecido como hipotiroidismo. Nesta disfunção, a baixa concentração de hormônios tireoidianos provoca uma redução do metabolismo, levando a consequências como ganho de peso, cansaço e disfunções intestinais.
Já no hipertiroidismo, o excesso de hormônios tireoidianos provoca um aumento do metabolismo, levando a sintomas como perda de peso, aumento de apetite, agitação e taquicardia.
Paratireóides
Suprarrenais
Dois dos principais hormônios secretados pelo córtex adrenal são o cortisol e a aldesterona. Ambos são derivados do colesterol e, por isso, são chamados de esteroides. A principal função do cortisol é regular a permeabilidades dos capilares sanguíneos. Já a aldesterona atua sobre os rins, aumentado a absorção de sais durante o processo de filtração do sangue.
Os principais hormônios secretados pela medula adrenal são a adrenalina e a noradrenalina. A adrenalina prepara o organismo para situações de perigo ou estresse. Entre outros efeitos, ela aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, preparando o indivíduo para uma reação rápida. A noradrenalina controla a pressão sanguínea do corpo.
Pâncreas
Dois dos principais hormônios produzidos pelas ilhotas de Langerhans são a insulina e o glucagon, ambos relacionados ao controle da concentração de glicose no sangue. A insulina estimula a absorção da glicose presente no sangue e o seu armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Já o glucagon estimula o aumento da concentração de glicose no sangue e a quebra do glicogênio.
A deficiência de insulina provoca uma doença conhecida como diabete melito. A baixa concentração de insulina dificulta a absorção de glicose, afetando o metabolismo celular e, consequentemente, provocando um aumento dessa substância no sangue
Ovários
Testículos
*Alice Dantas Brites é professora de biologia.
Momento Reflexivo: Voe como Águia...
“Irmãos e irmãs, meus compatriotas!
Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que
nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos
efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e
companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais
nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para cisca".(Aggrey)
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