quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tópico: Profissões "AUDIOVISUAL"


13-Audiovisual

É o conjunto de técnicas empregadas na criação e na produção e veiculação de filmes, vídeos e programas de rádio e TV. Esse bacharel tem como campo de atuação todos os meios de comunicação audiovisual e radiofônica: produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV ou empresas que desenvolvem sites para a internet. No rádio e na TV, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, dirige e edita os programas, supervisionando a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Escolhe o cenário, prepara os entrevistados e os argumentos. Pode atuar ainda como apresentador. Na área de cinema e vídeo, escreve roteiros, escolhe os atores, diretores de arte e técnicos. Faz o cronograma das filmagens e viabiliza a locação e os equipamentos que serão usados. Determina a iluminação e edita as cenas. Trabalha também na produção executiva, na direção de atores e cenas, na assistência de direção, na montagem de imagens e na captação e finalização do som. Pode também produzir programas para transmissão na internet e em emissoras de TV por assinatura.

O mercado de trabalho

Cresce o mercado para o bacharel em Audiovisual, principalmente na produção de conteúdo para publicidade, que abrange, além de outras atividades, a edição de vinhetas para celulares e internet. As perspectivas de crescimento são boas devido à chegada da TV digital, diante da possibilidade de abertura de um grande número de novos canais. A participação do profissional em festivais ajuda a divulgar seus melhores trabalhos e alguns novos talentos. As oportunidades aparecem em agências de publicidade, produtoras de TV, cinema e vídeo. Muitos profissionais encontram estabilidade no mercado institucional, na produção de vídeos corporativos e de material de apoio para empresas. As melhores oportunidades de emprego se concentram em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), mas outras capitais, como Florianópolis (SC), começam a ter vagas para o profissional.


O curso


O currículo abrange a linguagem audiovisual empregada em todos os meios de comunicação com matérias semelhantes às dos cursos de Rádio e TV e de Cinema. No início, predominam disciplinas básicas, como história e teoria do audiovisual. Matérias complementares, como roteiro de rádio, direção de atores e direção de arte, permitem ao estudante direcionar sua formação para a atividade de maior interesse. Ele precisa escolher duas das seguintes especializações para fazer ao longo do 3º ano: produção, roteiro, direção, direção de fotografia, som, hipermídia, montagem e edição ou pesquisa. Em algumas faculdades, Audiovisual é habilitação da graduação em Comunicação Social. No último ano, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão, desenvolvido em equipe, e fazer estágio obrigatório, que pode ser substituído por uma monografia.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Artes Audiovisuais e Novas Mídias; Comun. Soc. (audiovisual e novas mídias); Comun. Soc. (audiovisual); Comun. Soc. (midialogia); Comun. Soc. (prod. de mídia audiovisual); Comun. Soc. (realiz. audiovisual); Imagem e Som.


O que você pode fazer


Animação Criar imagens com efeitos visuais, usando bonecos, fotografia, massas de modelar, desenho, papel e computação gráfica. Captação de som Escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação. Criação Conceber o projeto de um programa, assim como as vinhetas e chamadas para rádio e TV. Coordenação de programação Determinar o tipo de programa e o horário em que entrará no ar, definindo a linha da emissora. Direção Criar programas, definir o conteúdo, escolher a linguagem e o público e supervisionar o trabalho da produção e da equipe técnica em rádio ou TV. Em cinema, coordenar todas as atividades relacionadas à realização de um filme: da contratação da equipe técnica à orientação dos atores em cena e edição das imagens e sons. Edição Organizar o material produzido e fazer a montagem das cenas de filmes, vídeos ou programas de TV. Edição de som Criar, mixar e editar trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos. Fotografia Cuidar da fotografia do filme, da iluminação e também da definição de ângulos de enquadramento. Montagem Realizar a edição final das cenas de um filme ou um vídeo. Produção Providenciar a infra-estrutura necessária para a realização de programas de rádio e TV, de um filme ou vídeo. Escolher o projeto, elaborar o cronograma de filmagem ou gravação e contratar a equipe artística e técnica. Chamar entrevistados e providenciar o material de cena, o figurino, a maquiagem e o transporte, entre outras coisas. Roteiro Escrever narrativas, diálogos e apresentações de programas, novelas, minisséries ou filmes. Preparar blocos de programas para rádio e TV. Criar uma história ou fazer adaptações de obras para o cinema, com diálogos e descrição de cenas próprios da linguagem cinematográfica. Técnica Operar os equipamentos usados na filmagem, gravação de imagens e sons, iluminação, edição e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário